A nossa missão
-
Promover o desenvolvimento de projetos de investigação científica
"E se a anemia de Fanconi fosse facilmente tratada? E se fosse possível evitar as doenças oncológicas nos doentes com anemia de Fanconi? E se fosse possível reparar o ADN? E se fosse possível melhorar a qualidade de vida dos doentes?"
O grande objetivo da comunidade científica é aumentar o conhecimento sobre a anemia de Fanconi, de forma a que todos os "E se" passem a certezas. Neste sentido, a PFARN promove o desenvolvimento de projetos de investigação que incidam no diagnóstico e na evolução da doença.
-
Contribuir para a divulgação da doença
A população está cada vez mais consciente de que existem doenças raras. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer relativamente à divulgação destas doenças. A PFARN pretende ser a voz da anemia de Fanconi, tentando sensibilizar a opinião pública e fazer-se representar perante as entidades oficiais, de forma a mostrar as dificuldades destes doentes e tentar perceber o que pode ser feito para melhorar a sua qualidade de vida.
O trabalho da PFARN também recairá sobre a divulgação da doença entre os profissionais de saúde, de forma a promover o diagnóstico atempado da doença
-
Apoiar os doentes e familiares
Receber um diagnóstico de uma doença rara nunca é fácil. A PFARN poderá servir de linha de contacto para as diferentes famílias e doentes, tentando oferecer ajuda de acordo com os problemas particulares de cada um.
Os nossos valores
Todos os profissionais que têm um papel na PFARN regem-se pelos seguintes valores:
-
Sensibilidade;
-
Equidade;
-
Ética;
-
Respeito;
-
Compromisso;
-
Responsabilidade;
-
Transparência.